Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Eu vi


Aqui você vai encontrar referências audiovisuais que traz inspiração para o trabalho do dia a dia. Serão referências de filmes, vídeos, videoclipes, animações e outras produções que merecem a atenção de quem trabalha no meio.

O meu primeiro Truffaut.

O meu primeiro (e por enquanto único) Truffaut foi o filme "Os incompreendidos". Incrível como o cinema era tão mais cru, tão mais simples na produção. Hoje em dia há tantos artifícios, tantas tecnologias para produzir   um filme, que você se impressiona com a habilidade de apenas uma câmera e um diretor conceituado.
Nesse filme eu tive uma lição de montagem e sentido. Apenas 3 imagens em sequência foram suficientes para reverenciar o filme.
Vale a pena assistir para quem ama a arte do Cinema.



Buenos Días, Buenos Aires!


Quando eu viajo, seja para onde for, gosto muito de conhecer a produção local de TV e Rádio. Como profissional de comunicação, essa atitude é feita carregada de diversão e de olhar crítico, avaliando como cada lugar lida e trabalha com a mídia.
Em Buenos Aires, Argentina, tive acesso às emissoras abertas de TV por meio da TV Digital no celular (o sistema de TV Digital dos portenhos é o brasileiro). A antena do celular conseguiu sintonizar 9 canais, entre eles o canal 7 (TV Pública Argentina) e a Telefe.
Logo da emissora argentina Telefe
"Fútbol para todos", Campeonato Argentino no canal público
Como a TV Globo no Brasil, a Telefe está em quase todos os aparelhos de TVs dos estabelecimentos. Esta emissora também produz teledramaturgia, como "Dulce Amor", novela transmitida depois das 22h, que tem cenários parecidos com os cenários de novelas do SBT, é uma novela oralizada, com predominância de cenas em estúdio.

Cena da novela "Dulce Amor"
Logo da novela "Dulce Amor"
"Dulce Amor" é carregada de cenas dramáticas, com aquele drama latino que conhecemos das novelas mexicanas, com uma personagem vilã e um núcleo cômico.
O recurso "cenas do capítulo anterior" ainda é utilizado pelas novelas portenhas e duram mais de 2 minutos.


"Dulce Amor"

Além de telenovelas, a programação da TV Argentina tem jogos, programas de auditório, programas de entrevista tipo talk show, programas de fofoca e jornalísticos.


Prova do programa "Un minuto para ganar"
"Un minuto para ganar" é um programa argentino conhecido pelos brasileiros como um quadro dentro do Programa Silvio Santos, o "Nada além de um minuto". Assim como no Brasil, alguns programas argentinos são formatos comprados no exterior.

Apresentador do programa "Un minuto para ganar"
Neste programa eles costumam chamar o filme publicitário dentro do próprio programa ao invés de fazer merchandising. Além dessa diferença em relação à TV Brasileira, os intervalos na TV Argentina também são diferentes, eles começam e terminam com uma vinheta escrito "Espacio Publicitario".


Cenário do programa "Un minuto para ganar"

Algo que também chamou muito a atenção foram as semelhanças dos cenários. São na maioria das vezes escuros, com palco na frente e grandes telões no fundo. Para ter-se uma ideia de que os cenários são parecidos, o primeiro programa argentino que vi eu confundi com o "CQC", mas um minuto depois percebi que era um outro programa.

Uma característica bem interessante é que todos os canais, em todos os programas, sem exceção, deixam um GC no canto da tela com a hora certa e a temperatura do momento.

Com um olhar crítico é possível dizer que a TV Argentina tem muito a se desenvolver em relação à linguagem televisiva e comparando-a com a TV do Brasil, o profissionalismo brasileiro é muito mais evoluído e criativo.

Abaixo segue uma chamada na novela "Dulce Amor".




Parece de brinquedo

http://vimeo.com/37157187
(Para ver o vídeo,por favor, acesse o link acima)

Parece que tudo é de brinquedo, mas não. Isso é o resultado do efeito Tilt Shift usado nas lentes. A primeira vez que vi isso foi nesta propaganda do banco Itaú http://youtu.be/e7rHm18gzmU. As imagens sempre são impressionantes e faz tudo ficar muito mais encantador do que já é. Será que é assim que Deus nos vê? (Ok uma brincadeirinha, só pra descontrair, rs!)


Como assim?

http://vimeo.com/18275127
Você acha que tudo é real e aí vem um vídeo desse e você: - Ãh!?
Eu vi isso por meio do twitter de @celsorg e fiquei impressionada como não há limites na computação gráfica.


O que você sabe sobre roteiro?
Qual é a principal função de um roteiro? Não sou roteirista, mas sei o quanto é importante a empatia e manter o público interessado pela história. Com o filme acima isso acontece, contudo, pegue tudo o que você sabe sobre roteiro e descontrua com o roteiro de Cópia Fiel. Talvez seja essa a função do Cinema Europeu, desconstruir a arte do Cinema para mostrar que contar uma história na telona pode ser de diversas maneiras.


100 Hour Film Race 2011 - Segundo lugar



O filme acima é o que ganhou em segundo lugar o 100 Hour Film Race 2011. Assistindo ao filme percebe-se o motivo que não o fez ganhar em primeiro. Fotografia e Direção, lindos. Atuação, bonita também. Roteiro, a desejar. Para mim a ideia do filme é muito bonita, mas o uso do tema, da ação e do objeto de cena exigidos pelo 100 Hour Film Race ficaram gratuitos, sem expressividade na narrativa. No filme que ganhou o primeiro lugar, I Fix Everything (veja abaixo), o tema, a ação e o objeto de cena são pontos chaves da história. O legal é que sempre saimos ganhando com as produções audiovisuais e aprendendo. Observe uma cena em especial no filme acima, poética e de um sentido fascinante. A cena envolve sombras.

100 Hour Film Race 2011

O ano passado eu estudei na NYFA/LA por um mês e foi uma experiência muito legal, lá eu aprendi que para contar a história com imagens em movimento você não precisa de falas, e sim aprender a contar primeiro com imagens, saber utilizar essa linguagem das imagens em movimento para se fazer entender. O filme acima, produzido por alunos da NYFA, ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Ator Mirim no 100 Hour Film Race 2011(http://www.filmracing.com), competição que tem como objetivo criar um filme em 100 horas em cima de um tema, uma ação e um objeto de cena indicados pelos organizadores da "corrida cinematográfica". O mais interessante é que é exatamente isso o que os alunos da NYFA fazem no dia a dia da escola. De repente o professor chega e fala que no outro dia será rodado um curta com "x" assunto dito ali na hora e aí é muita correria para ter no outro dia um curta em mãos a se filmar.

Contando uma história em imagens


Contar uma história. Arte que ajuda o homem a entender a si mesmo e a vida. E como contar a história de uma vida em 45 segundos? É possível? Ela cabe ali?
Fica a surpresa para quem assistir.
Não quero e não posso relevar tudo o que vi neste vídeo para não estragar a alegria e o prazer de quem vai assistir, mas posso dizer que contar uma história com imagens é tão difícil quanto com palavras. Saber usar os signos corretos da imagem é o grande desafio para dizer muito em apenas alguns quadros por segundos.
Existir e viver. Assim fiquei no final desse vídeo, com um sorriso largo e uma lágrima de emoção.
E também fiquei feliz por saber que há profissionais com este talento de nos fazer entender pela história do outro a nossa história.
Observação: 
a) leiam os créditos, você vai se surpreender com a câmera que foi gravada.
b) como esse vídeo daria uma longa conversa de semiótica, ou de roteiro, ou de fotografia, ou de direção, ou de direção de arte...

O trailer é mais interessante que o filme!


Quantas vezes você já foi fisgado por um filme pelo trailer e quando vai assistir a obra em si a mesma emoção não é correspondida?
Isso aconteceu comigo com o "Assalto ao Banco Central". Ao ver o trailer achei muito interessante terem feito o filme sobre o maior assalto à banco no Brasil. Além disso, senti que seria um ótimo filme policial. Mas o longa em si não foi assim.
Na minha visão de espectadora e que estuda o audiovisual, "Assalto ao Banco Central" não superou o próprio trailer. A linguagem da montagem que buscou uma inovação não acrescentou à narrativa. Histórias paralelas de personagens coadjuvantes também não somaram à trama. E quando você acha que o filme vai realmente ter um gancho, uma virada, quando você acredita que o personagem de Lima Duarte vai conseguir provar o seu valor e solucionar o caso, quando uma emoção é realmente acessa no filme... Infelizmente, o filme acaba.

Quem é o personagem?

Por favor, acesse o link abaixo para ver o vídeo.
http://vimeo.com/19652217

Quem é o personagem? Seria o sofá? O rapaz? A moça? Os casais? O flerte? A montagem?
Eu conheci esse vídeo durante o curso da NYFA. A criação e direção é de um brasileiro, Vitor Medeiros. Um dos exercícios do curso era criar um filme com continuidade de cenas e movimentos. Para esclarecer um pouco às ideias fui assistir a esse material do Vitor. Logo no início eu adorei e ao assistir mais e mais ao vídeo pude ver o quanto foi criativo. Para o diretor, o personagem é o sofá - digo isso por conta do título escolhido por ele. Para mim, hum, ainda fico na dúvida entre o flerte e a montagem. Como ensinou o professor de direção da NYFA, Josh Adler, o personagem gera empatia na audiência, a minha ficou entre essas 2 opções. E então, qual seria a sua opção?

Observação: para os curiosos de plantão toda a história se passa dentro da NYFA de Los Angeles.

Animação

Esse filme é sim de chorar! Muito! São maravilhosas essas animações da Pixar. O segredo deles é com certeza um belo estruturado roteiro, a sensibilidade de conquistar adultos e crianças e a linda técnica de animação! Segurei o choro, arrependo-me de não ter chorado, eles fizeram para isso!

Câmera fotográfica grava vídeo profissional?

Canon EOS 5D MKI I 21-mega pixel still camera, 1080p 16x9 recorded on a 32 gig Compact flash card. Produced by Laforet visuals Inc.

O Adobe Premiere CS5 já se adaptou à nova tecnologia. O mercado de audiovisual está abrindo espaço profissionalmente. E as empresas da área buscam novos aperfeiçoamentos e suportes. Essas são as novas perspectivas das câmeras fotográficas que gravam vídeo em alta definição, com qualidade profissional das filmadoras. Os vídeos acima foram produzidos com Canon 5D. O primeiro aparentemente despretensioso, traz um belo trabalho de edição usando tanto o recurso de vídeo, quanto o de still da câmera fotográfica. O ritmo da edição e as inserções gráficas remetem à linguagem publicitária, sendo enriquecida com a manipulação da textura da imagem.
O segundo vídeo foi uma das primeiras produções com uma câmera fotográfica. Repercutiu tão bem no mercado que a própria Canon fez uso como vitrine da tecnologia.
Para saber mais sobre as câmeras fotográficas que gravam acesse: http://migre.me/1tVfZ



Vídeo de casamento. Não vamos negar, no mundo do audiovisual paira no ar um certo preconceito com vídeos de casamento, aniversários e afins. Mas qual é a razão disso? A resposta eu deixo para cada um que ler esse post. Pois o que importa agora é a poesia, a essência, a arte, o amor presentes no vídeo acima. Ao assistir o vídeo de Erick de Vasconcelos o preconceito se esvai. Numa noite tão mágica para duas pessoas, ter a oportunidade de documentar isso é único. E fazer o melhor possível para que o vídeo seja belo e delicado como esse momento, é entregar-se profissionalmente com qualidade e fazer valer cada oportunidade de trabalho que surge.


OK Go - This Too Shall Pass - Rube Goldberg Machine version - Official



Videoclipe de se assistir várias, várias e várias vezes para se descobrir os seus segredos.
Nesse videoclipe o plano-sequência e o efeito dominó são divertidíssimos. A relação causa e consequência faz o espectador filosofar, ver a física acontecendo ou apenas simplesmente se inebriar pela beleza e o inesperado da sequência.
 Com certeza foi necessário muito planejamento para se pensar, produzir e executar esse videoclipe. Como exemplo de planejamento, é muito interessante o modo como é inserido o início da música, totalmente coerente com o que está acontecendo no momento. Outro exemplo é que fica claro que foi preciso muito ensaio para sincronizar o movimento da steadicam com o movimento do efeito dominó. Para pereceber isso é só ater-se aos detalhes, tente descobrir quantos televisores foram destruídos.
Enfim, um videoclipe para se assistir em grupo e se divertir!


 Trailer de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"


Em uma tarde de verão, nas férias escolares, com os meus 17 para 18 anos, conheci Amélie Poulain. Me apaixonei!
Todos os anos, nas férias, eu e minha família íamos para a casa de parentes no interior do Paraná. Reunir a família já era muito emocionante, mas o que me encantava além disso era a expectativa de poder alugar filmes numa locadora de vídeo localizada no bairro da minha tia. Diferente das locadoras da minha cidade (interior de São Paulo), essa locadora sempre tinha filmes fora do circuito blockbuster.
"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" foi alugado por conta da belíssima capa e ótima sinopse. Eu nada sabia do filme e nem de sua repercussão!
No final do filme, ao rebobinar a fita (sim, eu aluguei em VHS), estava eu extasiada!

"-Que filme lindooo! Maravilhosoooo!"

Até então não entendia muito de produção de filmes, mas sentia e percebia a bela qualidade do filme.
Ao entrar na faculdade de comunicação, conheci outros apaixonados por Amélie; e com os conhecimentos aprendidos fui descobrindo aos poucos o quanto mais esse filme era lindo e maravilhoso.

Roteiro, linguagem, direção, direção de arte, sonorização, trilha sonora, montagem, interpretação, produção, computação gráfica... Tudo é de uma grande delicadeza, sensibilidade e profissionalismo.

Sorte a minha ter encontrado esse filme em uma locadora de bairro no interior do Paraná. Quem sabe isso tenha me ajudado a escolher a minha profissão!

Se quiser, conte sua história nos comentários de como você conheceu e vivenciou "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".

 
Making of: Stargate Studios Virtual Backlot Reel 2009

Será que o que você está vendo nos filmes e seriados está realmente ali, ao vivo, interagindo com os atores? O vídeo acima é o Presente do alto nível das grandes produções nos últimos anos. O recurso do Chroma Key alcançou a excelência do seu uso. 
O mais interessante dessa Realidade é a agilidade da produção - principalmente por minimizar a complexidade das gravações externas-, a possibilidade do realizável a cada ideia e a qualidade dos atores ao contracenarem com o imaginário, com o virtual.

Videoclipe: Precious Illusions - Alanis Morissette

Contos de fadas. Sonhos. Preciosas ilusões. 
O conceito desse videoclipe, com delicadeza e sutileza, realça a mensagem da música. 
Fantasia x Realidade. Assim, dividindo a tela. Na Fantasia, a referência medieval dos contos de fadas. Na Realidade, o metropolitano nos relacionamentos atuais.
O uso dessa linguagem exigiu da direção uma decupagem de planos semelhantes, quase iguais, em cada uma das situações. Na arte, o contraste entre a leveza, o colorido, a pintura da Fantasia contra o duro, o cinza, o cinematográfico da Realidade.
E o mais interessante desse videoclipe é a pan de início, que leva o espectador por toda a história e a pan invertida no final, que faz o espectador refletir se toda a narrativa do videoclipe não foi apenas um pensamento da Alanis ao paquerar o galã.

 
Videoclipe: Strawberry Swing - Coldplay


Eu sou da geração 90 da MTV Brasil. Ficava horas na frente da telinha assistindo aos mais diversos videoclipes. E um videoclipe bem feito, bem trabalhado e bem elaborado pode se tornar uma obra de arte. É assim que vejo o videoclipe acima: uma intrigante e fascinante união de música e imagem em movimento. A técnica de animação é intrigante e a narrativa que mistura as linguagens de quadrinhos, desenho animado, contos de fadas e vídeo-game fascinam.

Nenhum comentário: