Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

novembro 08, 2010

E se a vida viesse com um manual?

Título: "O Grande Manual da Vida em:  O Manual Sexual"

Roteiro: Claudemir de Oliveira e Celso Garcia

Direção: Celso Garcia

Assistência de Direção e Sonorização: Evelyn Torres


Experiência:
No último ano de Rádio e TV da UNESP/Bauru (em 2004), para concluir o semestre foi realizado um projeto interdisciplinar. Disciplinas de roteiro, edição, produção, direção entre outras seriam avaliadas em um único produto. Eis então que surge "O Grande Manual da Vida". A proposta desse projeto é ser um programete de uns 20 minutos, sem intervalos, que viesse inserido num programa maior. Algo como o "Fantástico" e o "Retrato Falado", por exemplo. O primeiro episódio seria o "Manual Sexual" e na sequência viriam outros, como o "Manual da Pindaíba". "Manual Sexual" é uma adaptação de uma crônica homônima de Luís Fernando Veríssimo do livro "O Analista de Bagé".
Para minha turma da faculdade, por incrível que possa parecer, essa foi a primeira oportunidade de realmente por a mão na massa na produção audiovisual. Usamos estúdio de TV, estúdio de Rádio, câmera Betacam, chromakey, iluminação... Por conta disso, a motivação para esse projeto estava bem aguçada. Especialmente para mim, foi muito interessante vivenciar os sets de gravação. Como assistente de direção cuidei da planilha de gravação, estando atenta aos takes válidos e não válidos, atenta aos timecodes dos takes e atenta a tudo que era necessário ser feito para que a cena estivesse toda produzida para que a direção pudesse gravar.
Na sonorização foi muito, mas muito divertido de fazer. Eu e meu conterrâneo unespiano Enzo Alexandre buscamos inspirações em baladinhas românticas e bregas. Nessa época eu fazia estágio na Rádio UNESP FM na programação musical e eu tive também a ajuda do programador Sérgio Magson, um "expert" da música, que me indicou e forneceu várias músicas interessantes (nessa época fazer download de músicas era para poucos. Eu nem tinha Internet banda larga).
Em 2005, durante o Congresso da Intercom do Rio de Janeiro "O Grande Manual da Vida em:  O Manual Sexual" ganhou o prêmio de melhor Programa de TV do EXPOCOM 2005. No outro ano, o programa conseguiu menção honrosa  no Expocom Mercosul, desbravando assim as fronteiras além do Brasil.
Hum, depois de toda essa história será que você não ficou interessado em saber o que eles estão falando sobre "aquilo" loga aí abaixo?



Um comentário:

Celso disse...

Ah, como é bom fazer o q se gosta. Q saudades.